Pular para o conteúdo

Óleo

  • por

Verificar o óleo do motor é bastante simples, mas muitos motoristas se esquecem de verificar antes de sair. Se a comunicação for esquecida na vida cotidiana, serão dezenas de quilômetros a mais. Na estrada, porém, as distâncias são bem maiores – e a cada quilômetro vencido, mais desgaste do motor.

O lubrificante é responsável por resfriar o motor, evitando o desgaste do aço aquecido. Quando expirar, o dano pode ser irreversível. Por isso, lembre-se de verificar sua classe e quilometragem antes de viajar: calcule quantos quilômetros você vai rodar e agende a troca.

Vale a pena trocar o óleo cedo e sair de casa com zero arrombamentos, se necessário. Afinal, o serviço no posto de gasolina à beira da estrada pode ser mais caro – e você não obtém a mesma garantia de qualidade a que está acostumado em locais confiáveis.

Geralmente, a troca do filtro de ar também é feita em conjunto com a troca de óleo porque a quilometragem indicada é semelhante. Portanto, lembre-se de marcar este item. Caso contrário, o excesso de sujeira pode danificar o motor e outros sistemas mecânicos.